segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Decoração Industrial

A Arquitetura/Decoração Industrial (não confundir com a projeto de indústrias) nada mais é do que a aceitação das coisas como elas realmente são, de forma bruta e rústica mas sem tentar esconder vigas, colunas, estruturas metálicas e etc. Pelo meu ponto de vista poético, esta forma de "decorar" sua residencia ou comércio traz grande estilo e faz jus a forte personalidade.
Hoje em dia já existem matérias sobre este assunto nas revistas de arquitetura e decoração, ainda de forma meio tímida, mas aos poucos ganhando espaços dentre aqueles que não tem medo de ousar. Podemos aceitar o cimento!
Mas deixando a poesia de lado, vamos ao lado prático, é muito mais comum vermos este tipo de utilização dos espaços fora do Brasil e esta aceitação moderna é uma forma inteligente, prática e saudável de ocuparmos prédios antigos podendo acrescentar iluminação e tomadas as necessidades de hoje, além de dar melhor aproveitamento em locais com pé direito enorme, acrescentando um mezanino com estrutura metálica e também ( e porque não?) transformar galpões em moradias.

Um ponto forte que podemos observar é não rebaixamos teto para colocar um forro decorado ou esconder as vigas deixando os espaços um pouco maiores, já que hoje em dia eles estão cada vez menores, outro ponto forte é a facilidade e praticidade da instalação elétrica que dispensa a lambança de quebrar paredes.

http://revistacasaejardim.globo.com/
Esta foto é um excelente exemplo deste estilo que menciono, ousado e rústico! Deixar as tornar a viga e a instalação elétrica parte da decoração, e o chão preto tem uma excelente combinação neste ambiente, além de ser mais econômico e  também uma obra mais rápida.
http://revistacasaejardim.globo.com/
Este comodo, parte da mesma residência acima, foi mais ousado, manteve o chão, as paredes e o teto de forma rústica.



http://www.portalodia.com/

Aqui temos outro exemplo, estrutura metálica e também a parte elétrica como parte da decoração, pintar a parede de tijolos de branco trouxe muita leveza e iluminação ao ambiente que mistura o bruto com o preto. No título desta foto traz escrito "transformar antiquado em despojado", e eu concordo, acredito que vocês também.



Para quem tiver interesse em se aprofundar no assunto, uma boa pesquisada no google ajuda muito, ou então me mande um e-mail e irei adorar em lhe responder (maite@maitemeirelles.com.br).







Nenhum comentário:

Postar um comentário