sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Filosofia - fundamentos da arquitetura contemporânea.


Hoje pela manhã o texto com o título acima do site archdaily.com.br   me chamou atenção por ser um assunto que gosto de tratar. 

Na atualidade temos muitas opções de profissionais na área da arquitetura e design, temos mão de obra para todos os tipos de gostos e bolsos e liberdade de interpretação e ousadia são as ondas do momento - e eu espero que seja assim enquanto a raça humana existir.

O texto escrito, como ele mesmo se chama professor-profissional, em especial o quarto parágrafo:

"Essa especial condição do professor-profissional talvez tenha sido uma condicionante essencial no desenvolvimento de uma visão holística e sistêmica que alicerçou o caminho trilhado na área da arquitetura"

Lhe dá possibilidades de experiências que os profissionais não professores não tem que é exatamente o contato constante com milhares de ideias e visões sobre o mesmo assunto ao mesmo tempo, atual, antigo ou tudo misturado.

Então eu pergunto, nós, arquitetos e urbanistas estamos na era da geometria defina e controlada ou indefinida e descontrolada? Ou podemos misturar os dois?

Este texto em questão, muito bem escrito, mas no meu conceito um pouco prolixo traz um interessante ponto em discussão que muitas vezes passa batido por ser obvio demais que são os conceitos de espaços, digo espaço, por todos os espaços, incluindo suas formas e suas estruturas (incluindo também violência do espaço, e entendo violência por tudo oque sua imaginação permitir).

Poderia passar horas falando deste mesmo texto, e muitos, como é  natural e esperado podem discordar de mim, mas este também me remete a um livro espetacular com um pouco mais de 30 páginas - e cá entre nós raramente alguém chega ao final dele pela sua complexidade - As Três Ecologias de Félix Guattari.
Este que aborda justamente a maneira de se viver em 3 formas, ambiental, social e tecnológica, como mostra a capa do livro.

Fonte: google imagens


Neste livro o autor nos sugere que diante de tamanho colapso exista uma reinvenção dos modos coletivos pensar e agir, ou seja comportamento. O livro nos apela por uma nova maneira de se posicionar não só pelos espaços urbanos ou residenciais, mas algo também mais íntimo ao somar a reflexão também ao ambiente familiar e ao casal - e continuo incluindo tudo isto dentro da arquitetura.

Em suma o livro pede uma reflexão sobre a violência, dizendo que isso não é natural ao ser humano e cada vez mais este o afasta de sua natureza - eu discordo em parte e recomendo um outro livro A Dimensão Oculta de Edward Hall, e mesmo parecendo não estou sendo contraditória -  e então eu eu deixo uma pergunta e vou adorar se alguém que leu até aqui pode me responder.

pergunto, o que é pra você, violência?

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cuidado com os erros na decoração, parte 3, forro

As tendências atuais nos permitem muitas ousadias, vivemos em um momento onde as pessoas não tem medo de ousar, e não devem ter. Mas não podemos deixar de lado alguns cuidados, faço esta observação neste tópico por forro ser um assunto mais delicado, hoje em dia os apartamentos costumam ser entregues com um pé direito muito baixo e isso acaba limitando as possibilidades. Uma moradia não precisa necessariamente ter um forro, mas é sempre válido lembrar que além do forro dar mais vida e personalidade ao ambiente também facilita muito as passagens de fios elétricos e a manutenção dos mesmos.

Neste assunto a única ideia que não é boa é ter um forro mais escuro do que o chão, a sensação de achatamento e limitação que isto causa pode tornar muito desconfortável habitar um espaço.

Ousadia e possibilidades também temos neste assunto, porém temos que lembrar que algumas possibilidades são clássicas e outras são modas. As possibilidades que são clássicas sempre serão de manutenção mais fácil e de cores neutras, principalmente branco. São opções que podem combinar com qualquer decoração das outras partes do mesmo espaço e não enjoam. As opções que considero moda, são todas aquelas que fogem das cores neutras, possuem muita personalidade e dão muita vida ao ambiente, mas são mais indicadas para ambientes comerciais e nas casas onde possui um pé direito confortável e rico em iluminação natural. E é necessário ter muita sensibilidade para criar os outros itens do mesmo espaço mantendo sempre a harmonia.

Lembre-se, o teto e o forro são o "céu" da nossa casa, assim como o chão é a nossa "terra". Portanto ao usar um forro escuro é aconselhável lembrar que vale mais quando temos um uso especifico para aquele ambiente, como uma sala de cinema em casa, uma sala para receber visitar pode não ser tão bom. 

 Forro clássico, fonte http://www.mulherbeleza.com.br/

Forro ousado, fonte http://www.enquanto-isso.com/


Existem vários tipos de forro, todos tem os seus prós e contras, não vou explicar um por um para não ficar um texto gigante - lembrando que qualquer dúvida pode entrar em contato comigo pelo e-mail (maiterochameirelles@gmail.com).
São eles: gesso/drywall, madeira, modular, isopor, metálico, bambu, mineral, lã de vidro e lá de rocha. 
De todos, eu sempre vou aconselhar a usar gesso/drywall, é fácil de encontrar profissionais especializados, é fácil ter manutenção, a versatilidade do material é enorme e com eles podendo fazer dos mais simples ao mais ousado, pode ser branco ou pintado, rebaixado, personalizado, tabica...
Com uma busca simples na internet podemos encontrar vários modelos para nos inspirar, vou finalizar este post com algumas fotos abaixo em gesso, e desejo a todos uma boa inspiração!!

http://arquiteturamix.blogspot.com.br/

http://imoveis.culturamix.com/

http://arquiteturamix.blogspot.com.br/
http://imoveis.culturamix.com/

306082 Sancas de gesso saiba como usar na decoração 5 Sancas de gesso: saiba como usar na decoração
http://www.mundodastribos.com/








quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cuidado com os erros na decoração, parte 2, paredes

Paredes, podemos dividir este tópico em duas partes, remoção/colocação e  decoração das paredes.

Remoção e colocação das paredes, vamos ser breves neste ponto, nunca faça isso sem consultar um profissional e só coloque em prática após o mesmo ter assinado e regularizado na prefeitura, uma vacilada neste ponto e podemos colocar em risco muitas vidas e além de um prejuízo incalculável, com a segurança não se brinca! Só podemos alterar paredes quando temos estrutura para isso, colunas e vigas adequadamente preparadas e não vacile com o entulho que fica, pode sobrecarregar a laje, por isso o retire imediatamente. Adicionar paredes também requer cuidado. Se existe o interesse em modificar é essencial que busque uma moradia onde não possui parede estrutural.

Quando abordamos o assunto da decoração das paredes, também podemos subdividir em vários tópicos, paredes é um ponto de alto impacto na decoração do ambiente e pode mudar completamente a percepção dos espaços. 
Hoje em dia temos diversas opções de cores, pedras e adesivos, etc... para personalizar, mas antes de pensar neste acabamento final temos que nos preocupar com o que vem antes, chapisco e reboco no caso de paredes de alvenaria. Geralmente as paredes são entregues com este estilo mais rústico e para deixa-las mais lisa é necessário um acabamento com massa corridas ou gesso (eu particularmente prefiro massa corrida), contrate um profissional para este serviço,  ou faça você mesmo na internet existem tutoriais e vai valer muito a pena no visual final após aplicar a tinta ou adesivos. 
Fonte http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/

No caso das paredes de drywall, é necessário uma verificação de falhas e saliências. Este tipo de material já tem acabamento nivelado e liso (além de apresentar um peso muito menor a laje), mas o cuidado é pela absorção do material que se não houver cuidado pode ter diferenciação da cor, por isso é válido utilizar uma massa antes.
Fonte http://www.pauleda.com.br/

E, finalmente entramos na parte de Decoração das paredes.

Uma parede lisa, bem acabada, fica com uma pintura bonita, adesivos decorativos ficam bem aplicados, e papeis de parede também.

Mas... cuidado com as cores de parede!

Primeiro ponto, a cor do catalogo e a cor final na parede nunca serão 100% iguais e o principal fator para isso é a iluminação. O ideal é sempre ter uma pequena amostra e aplicar no local desejado para ter uma sensação mais real de como vai ficar. Segundo ponto, tintas que são fabricadas na hora para atender o seu gosto, sempre compre a mais por um motivo muito simples, a próxima mistura não será exatamente igual a anterior.

Então entramos no ponto sobre paredes escuras demais para locais pequenos e com baixa iluminação. Podemos usar e abusar das cores mas, Cautela!
O mais adequado é usar tons neutros adequando ao gosto pessoal, tons escuros deixam a percepção de espaço menor, por isso branco, bege e cinza claro são os mais indicados.
Eu indico a cor branca, dará mais amplitude, claridade e liberdade para a decoração, porém em excesso pode causar um cansaço, por isso recomendo um jogo de cores, e manter o equilíbrio com os objetos decorativos, cuidar para o ambiente não ficar nem achatado, nem escuro. Nunca ter um teto mais escuro do que o chão, isso altera completamente a percepção de espaço, mas irei abordar este ponto quando publicar sobre psicologia da arquitetura.

Adesivos decorativos são ótimos para personalizar, deixa a decoração mais completa e precisando menos do uso de objetos (bem mais fácil para limpeza e manutenção do dia a dia.


http://pedegola.blogspot.com.br/

Fonte http://pedegola.blogspot.com.br/

Decoração com pedras e madeiras, para espaços pequenos requer cuidado, eu adoro, mas aumenta a espessura da parede e cuidado com o tom a ser escolhido, pedras e madeiras de cores claras são as mais recomendadas para os espaços menores. Em pedras prefiro mosaico português ou canjiquinha.


https://myximoveis.wordpress.com/
Neste link, http://casa.abril.com.br/materia/10-ambientes-com-pedra-na-parede-por-profissionais-casapro#8 tem uns exemplos bacanas.

E falando das madeiras, uma forte tendência são as madeiras de demolição, são bem bacanas mas nem sempre encontramos exatamente o que queremos, e com as madeiras também vale a pena ousar.


http://decorandocasas.com.br/

Neste link tem umas opções bacanas http://decorandocasas.com.br/2014/04/18/revestimentos-para-paredes-de-madeira-modelos-e-fotos/

Ah, misturar madeira e pedras nas paredes também pode ser muito bom!!


E, para finalizar este assunto, o mais clássico para dar amplitude aos ambientes: espelhos! Estes, quando bem usados, são os melhores amigos dos espaços pequenos. Pode ser usado em mais de uma parede, mas nunca um de frente ao outro, ao menos que se queira criar um efeito de infinito, mas vai ficar muito cansativo! Temos também de tomar cuidado com o que vai ser refletido, refletir a imagem de um banheiro, por exemplo, não é legal. Consulte um profissional para saber quais áreas devem ser valorizadas e priorizar que o espelho seja grande, ocupando o espaço de uma parede inteira.


http://www.construindominhacasaclean.com/



terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cuidado com os erros na decoração, parte 1, pisos e portas

No tópico com o título sobre o apartamento do jornalista da novela Império falei sobre a nova tendência de apartamentos menores e com a combinação de casa + trabalho no mesmo espaço. Neste quero abordar o tema da ocupação destes espaços, espaços menores não dá pra acumular tudo o que se gosta e comprar sempre o mais barato pra economizar, o mais barato pode ser muito desconfortável e não valer a pena. Precisamos buscar harmonia para os espaços de circulação, compreender bem a iluminação que entra para usarmos as cores adequadas e o mais essencial é compreender a rotina e os hábitos que cada morador para obter harmonia dos espaços com qualidade de vida
Compactar funções é sempre um desafio, mas é possível e o melhor é, se possível, ter tudo planejado e começar a obra antes de mudar-se ao local, a ajuda de um profissional é um custo a mais no momento em que já se gasta muito, mas acreditem, melhor ter um pequeno gasto com planejamento adequado do que ter um gasto muito maior e com muito mais transtorno tentando resolver o que não ficou legal e causou estresse.

Na internet podemos encontrar várias dicas, vou compilar algumas aqui e abaixo coloco as bibliografias. Quem quiser mais detalhes, dúvidas, objeções e etc... pode deixar um comentário abaixo ou me enviar um e-mail para maiterochameirelles@gmail.com.

Vamos começar pela base, pisos:

Escolha adequada do piso! E solicitar que o arquiteto contratado acompanhe as obras é um investimento muito válido.

Porcelanatos costumam custar um pouco mais caro, porém eles te um espaço menor entre eles, o rejunte fica discreto e praticamente anulamos a "poluição visual", se possível comprar pisos de tamanho grande que melhoraram ainda mais o visual. Outro ponto que se deve sempre dialogar previamente é a posição que serão colocados, em fila reta ou na diagonal. Eu sempre vou recomendar em diagonal, desta forma ficam disfarçadas as paredes tortas e os desencontros do espaço e dá uma sensação de amplitude ao ambiente.

Ah, rejunte é extremamente anti higiênico, quanto menor, melhor! 

Cor do piso quanto mais lisa, melhor, a sensação de limpeza e organização é maior. Pisos com tons levemente mais escuros dão uma sensação mais agradável de segurança (em breve vou postar aqui sobre psicologia da arquitetura). Pisos com cores diferentes pra cada espaço dá a sensação de espaços menores, ficam delimitados. Usar o mesmo piso para a casa toda além de ser mais prático e econômico também dá a sensação de espaços maiores.

Laminados e madeiras costumam ser mais aconchegantes, principalmente em lugares muito frios, mas não são tão práticos para a limpeza do dia a dia, principalmente para quem tem bichos de estimação ou crianças em casa.

Esta foto do site http://gazetaonline.globo.com/ já mostra bem a diferença na escolha do piso

Portas!

Portas são necessárias e ocupam muito espaço, em locais pequenos estes espaços fazem muita falta, e as alternativas para "salvar" estes espaços existem e deixam o ambiente muito mais bonito e chic!

Portas de correr são bonitas, práticas e otimizam espaço. Eu mesma uso em minha casa e adoro!
Fonte http://www.aecweb.com.br/
E ainda melhor do que essas que correm pelo lado externo da parede é quando podemos reformar a parede e utilizar uma que corre do lado interno da parede!
Hoje em dia temos tecnologia para construir uma parede com o vão para a porta, e como mostra a foto abaixo ainda podemos aumentar o vão da porta


Fonte http://pisosesquadrias.wordpress.com/


Ainda vou abordar outros pontos nos próximos tópicos, podemos falar muito sobre cuidados para não errar no seu lar!


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Frozen, e as construções no gelo

Após assistir o desenho de grande sucesso, acredito que muitos devem ter se encantando com a construção no gelo e se questionado, é possível? Sim, é!
Mas as mãos mágicas que o fazem trabalham um pouco diferente.

 
Castelo do Desenho Frozen


Foto de Ice Bar em um hotel no Canadá

O gelo é um isolante térmico, portanto é possível obter temperaturas agradáveis internamente quando a temperatura externa muito abaixo de zero. 
Vou começar abordando a forma mais tradicional, o iglu. São construídos com neve compacta que podem se transformar em blocos cortados em forma retangular para obter encaixe perfeito e resistir aos fortes ventos. Quando o iglu principal está pronto é possível construir outros anexos para formar demais dependências para uma moradia confortável nos padrões do gelo, costumam ter apenas uma entrada e ser revestido com pele de foca. Porém nos dias atuais essas construções não costumam ser mais usadas, os esquimós substituíram por madeira.
Para continuar o assunto, abordo brevemente a parte turística na China onde existe a cidade de Harbin, além dos hotéis de gelo. Todos são construções temporárias durante o inverno.


Harbin, cidade chinesa durante o inverno

E, claro, os magníficos hotéis. São construídos com blocos de gelo e algumas vezes possuem uma estrutura em aço e o pioneiro desta categoria foi o hotel na vila de Jukkasjärvi na Suécia, onde até os copos são feitos de gelo. Também existe quem diga que a inspiração de iglus transformados em grandes atrações turísticas iniciaram em 1955 em Québec, no Canadá. Também existem variedades como um resort para motos de neve... enfim para quem se interessar em pesquisar o assunto é longo e muito interessante.

Para finalizar, o que para alguns é apenas uma curiosidade, mas o gelo também é usado na construção civil "tradicional"onde é necessário misturar gelo para resfriar o concreto principalmente para obras de grande porte.

Apartamento Téo Pereira - Novela Império

Apesar do título ser sobre o personagem, este texto é para abordar sobre o caos e o cosmo das grandes aglomerações urbanas.
Para retratar um tipo de projeto que estamos vendo nos lançamentos nada melhor do que observar a novela atualmente exibida no horário nobre da Rede Globo, Téo Pereira, um jornalista, que trabalha junto a uma assistente em seu próprio apartamento. Criatividade e aproveitamento do espaço é uma solução.


Vivemos em um tempo onde torna-se comum a atividade como profissional liberal e também muitas empresas de grande porte tem feito a opção de liberar seus funcionários para o chamado home-office, uma solução com mais qualidade de vida, com menos gastos, menos trânsito e se expondo menos a violência.

Claro que nunca devemos misturar vida pessoal e profissional e neste ponto vemos a forte influência do projeto. A ajuda de um arquiteto para escolher a melhor planta é válida e isto pode lhe  proporcionar uma maior qualidade na moradia. Insisto, consultar um profissional é sempre o melhor investimento! 
Uma boa compra é uma boa escolha e adaptada ao seu gosto e aos seus hábitos - na internet podemos buscar várias dicas para quem é leigo formar uma opinião com o seu gosto pessoal e também aliado a consultoria de um bom arquiteto, designer de interiores ou um decorador -  pode ser fazer seu dinheiro ser melhor aplicado.



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

GLP, GN e GNV

Uma dúvida muito comum e que causa muita confusão é a diferença entre esses 3 tipos (GLP, GN e GNV) e quero tentar esclarecer um pouco deste assunto.

O GNV (Gás Natural Veicular) é considerado um dos mais seguros, porém é veicular e quero abordar o que costuma ser usado em residencias.

O GN (Gás Natural) como o próprio nome diz vem da natureza, costuma ser transportado por meio de dutos, e é uma fonte de energia finita não renovável. É um tipo de gás mais leve que o ar e se dissipa com facilidade, é inodoro, incolor e atóxico, mas apresenta altos riscos de explosão, incêndio e asfixia, portanto, cuidado, sempre! Este tipo pode ser usado em residencias/condomínios residenciais mas não é o que geralmente vejo.
Se a habitação estiver abastecida por este tipo de gás, o aquecedor de água deve ser comprado para este tipo especifico, por ser um gás leve ele não possui pressão e precisa de um mecanismo diferente do GLP. O mesmo vale para fogão, geralmente não vem adaptado para GN e deve ser solicitado junto ao fabricante a adaptação dos bicos injetores para ter um perfeito funcionamento e com segurança.

E por fim, o mais usado em condomínios residenciais, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), vem do petróleo, portanto também é finito e não renovável, um tipo de gás que possui pressão e é embutido nele um odor para que seja identificado em caso de vazamento, também apresenta riscos de incêndio, explosão e asfixia e por ser mais pesado é bom manter os locais sempre bem arejados. 
Nos condomínios é comum ter uma central onde ficam bujões para abastecer  todos os moradores, sim, bujões exatamente iguais aos que vemos em muitas casas - a diferença é a distância percorrida pelo gás do bujão até o destino final - Na minha visão a principal vantagem é a facilidade em comprar um fogão que já está adaptado. As distribuidoras deste gás costumam ter um atendimento 24 horas para o caso de emergência!!

E o principal, fogo e gás NÃO COMBINAM!!!

Escrevi este artigo com base no meu conhecimento pessoal, se houver dúvidas ou sinalizar algum ponto, podem me enviar um email (maiterochameirelles@gmail.com) ou deixar um comentário abaixo. Críticas, elogios e etc.. são sempre bem vindos!

Faça Fácil

Muitos itens de decoração já são possíveis de serem feitos com dicas dos videos do you tube, sem ajuda de um profissional. Pra quem deseja modificar algumas ou muitas coisas na própria casa é muito válido! Mas, por favor, tomem sempre muito cuidado, principalmente com a parte elétrica, aconselho a sempre executar na luz do dia e atenção para não esquecer de desligar o quadro de luz e/ou registro de água e gás sempre que necessário!

 Na Leroy Merlin é possível escolher a madeira e pedir para cortarem na hora a medida desejada. Abaixo segue o link com mais algumas dicas!

https://catracalivre.com.br/geral/web-educacao/indicacao/faca-voce-mesmo-5-videos-para-quem-planeja-reformar-a-casa/