sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Frozen, e as construções no gelo

Após assistir o desenho de grande sucesso, acredito que muitos devem ter se encantando com a construção no gelo e se questionado, é possível? Sim, é!
Mas as mãos mágicas que o fazem trabalham um pouco diferente.

 
Castelo do Desenho Frozen


Foto de Ice Bar em um hotel no Canadá

O gelo é um isolante térmico, portanto é possível obter temperaturas agradáveis internamente quando a temperatura externa muito abaixo de zero. 
Vou começar abordando a forma mais tradicional, o iglu. São construídos com neve compacta que podem se transformar em blocos cortados em forma retangular para obter encaixe perfeito e resistir aos fortes ventos. Quando o iglu principal está pronto é possível construir outros anexos para formar demais dependências para uma moradia confortável nos padrões do gelo, costumam ter apenas uma entrada e ser revestido com pele de foca. Porém nos dias atuais essas construções não costumam ser mais usadas, os esquimós substituíram por madeira.
Para continuar o assunto, abordo brevemente a parte turística na China onde existe a cidade de Harbin, além dos hotéis de gelo. Todos são construções temporárias durante o inverno.


Harbin, cidade chinesa durante o inverno

E, claro, os magníficos hotéis. São construídos com blocos de gelo e algumas vezes possuem uma estrutura em aço e o pioneiro desta categoria foi o hotel na vila de Jukkasjärvi na Suécia, onde até os copos são feitos de gelo. Também existe quem diga que a inspiração de iglus transformados em grandes atrações turísticas iniciaram em 1955 em Québec, no Canadá. Também existem variedades como um resort para motos de neve... enfim para quem se interessar em pesquisar o assunto é longo e muito interessante.

Para finalizar, o que para alguns é apenas uma curiosidade, mas o gelo também é usado na construção civil "tradicional"onde é necessário misturar gelo para resfriar o concreto principalmente para obras de grande porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário