Uma dúvida muito comum e que causa muita confusão é a diferença entre esses 3 tipos (GLP, GN e GNV) e quero tentar esclarecer um pouco deste assunto.
O GNV (Gás Natural Veicular) é considerado um dos mais seguros, porém é veicular e quero abordar o que costuma ser usado em residencias.
O GN (Gás Natural) como o próprio nome diz vem da natureza, costuma ser transportado por meio de dutos, e é uma fonte de energia finita não renovável. É um tipo de gás mais leve que o ar e se dissipa com facilidade, é inodoro, incolor e atóxico, mas apresenta altos riscos de explosão, incêndio e asfixia, portanto, cuidado, sempre! Este tipo pode ser usado em residencias/condomínios residenciais mas não é o que geralmente vejo.
Se a habitação estiver abastecida por este tipo de gás, o aquecedor de água deve ser comprado para este tipo especifico, por ser um gás leve ele não possui pressão e precisa de um mecanismo diferente do GLP. O mesmo vale para fogão, geralmente não vem adaptado para GN e deve ser solicitado junto ao fabricante a adaptação dos bicos injetores para ter um perfeito funcionamento e com segurança.
E por fim, o mais usado em condomínios residenciais, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), vem do petróleo, portanto também é finito e não renovável, um tipo de gás que possui pressão e é embutido nele um odor para que seja identificado em caso de vazamento, também apresenta riscos de incêndio, explosão e asfixia e por ser mais pesado é bom manter os locais sempre bem arejados.
Nos condomínios é comum ter uma central onde ficam bujões para abastecer todos os moradores, sim, bujões exatamente iguais aos que vemos em muitas casas - a diferença é a distância percorrida pelo gás do bujão até o destino final - Na minha visão a principal vantagem é a facilidade em comprar um fogão que já está adaptado. As distribuidoras deste gás costumam ter um atendimento 24 horas para o caso de emergência!!
E o principal, fogo e gás NÃO COMBINAM!!!
Escrevi este artigo com base no meu conhecimento pessoal, se houver dúvidas ou sinalizar algum ponto, podem me enviar um email (maiterochameirelles@gmail.com) ou deixar um comentário abaixo. Críticas, elogios e etc.. são sempre bem vindos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário