terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cuidado com os erros na decoração, parte 1, pisos e portas

No tópico com o título sobre o apartamento do jornalista da novela Império falei sobre a nova tendência de apartamentos menores e com a combinação de casa + trabalho no mesmo espaço. Neste quero abordar o tema da ocupação destes espaços, espaços menores não dá pra acumular tudo o que se gosta e comprar sempre o mais barato pra economizar, o mais barato pode ser muito desconfortável e não valer a pena. Precisamos buscar harmonia para os espaços de circulação, compreender bem a iluminação que entra para usarmos as cores adequadas e o mais essencial é compreender a rotina e os hábitos que cada morador para obter harmonia dos espaços com qualidade de vida
Compactar funções é sempre um desafio, mas é possível e o melhor é, se possível, ter tudo planejado e começar a obra antes de mudar-se ao local, a ajuda de um profissional é um custo a mais no momento em que já se gasta muito, mas acreditem, melhor ter um pequeno gasto com planejamento adequado do que ter um gasto muito maior e com muito mais transtorno tentando resolver o que não ficou legal e causou estresse.

Na internet podemos encontrar várias dicas, vou compilar algumas aqui e abaixo coloco as bibliografias. Quem quiser mais detalhes, dúvidas, objeções e etc... pode deixar um comentário abaixo ou me enviar um e-mail para maiterochameirelles@gmail.com.

Vamos começar pela base, pisos:

Escolha adequada do piso! E solicitar que o arquiteto contratado acompanhe as obras é um investimento muito válido.

Porcelanatos costumam custar um pouco mais caro, porém eles te um espaço menor entre eles, o rejunte fica discreto e praticamente anulamos a "poluição visual", se possível comprar pisos de tamanho grande que melhoraram ainda mais o visual. Outro ponto que se deve sempre dialogar previamente é a posição que serão colocados, em fila reta ou na diagonal. Eu sempre vou recomendar em diagonal, desta forma ficam disfarçadas as paredes tortas e os desencontros do espaço e dá uma sensação de amplitude ao ambiente.

Ah, rejunte é extremamente anti higiênico, quanto menor, melhor! 

Cor do piso quanto mais lisa, melhor, a sensação de limpeza e organização é maior. Pisos com tons levemente mais escuros dão uma sensação mais agradável de segurança (em breve vou postar aqui sobre psicologia da arquitetura). Pisos com cores diferentes pra cada espaço dá a sensação de espaços menores, ficam delimitados. Usar o mesmo piso para a casa toda além de ser mais prático e econômico também dá a sensação de espaços maiores.

Laminados e madeiras costumam ser mais aconchegantes, principalmente em lugares muito frios, mas não são tão práticos para a limpeza do dia a dia, principalmente para quem tem bichos de estimação ou crianças em casa.

Esta foto do site http://gazetaonline.globo.com/ já mostra bem a diferença na escolha do piso

Portas!

Portas são necessárias e ocupam muito espaço, em locais pequenos estes espaços fazem muita falta, e as alternativas para "salvar" estes espaços existem e deixam o ambiente muito mais bonito e chic!

Portas de correr são bonitas, práticas e otimizam espaço. Eu mesma uso em minha casa e adoro!
Fonte http://www.aecweb.com.br/
E ainda melhor do que essas que correm pelo lado externo da parede é quando podemos reformar a parede e utilizar uma que corre do lado interno da parede!
Hoje em dia temos tecnologia para construir uma parede com o vão para a porta, e como mostra a foto abaixo ainda podemos aumentar o vão da porta


Fonte http://pisosesquadrias.wordpress.com/


Ainda vou abordar outros pontos nos próximos tópicos, podemos falar muito sobre cuidados para não errar no seu lar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário