quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cuidado com os erros na decoração, parte 2, paredes

Paredes, podemos dividir este tópico em duas partes, remoção/colocação e  decoração das paredes.

Remoção e colocação das paredes, vamos ser breves neste ponto, nunca faça isso sem consultar um profissional e só coloque em prática após o mesmo ter assinado e regularizado na prefeitura, uma vacilada neste ponto e podemos colocar em risco muitas vidas e além de um prejuízo incalculável, com a segurança não se brinca! Só podemos alterar paredes quando temos estrutura para isso, colunas e vigas adequadamente preparadas e não vacile com o entulho que fica, pode sobrecarregar a laje, por isso o retire imediatamente. Adicionar paredes também requer cuidado. Se existe o interesse em modificar é essencial que busque uma moradia onde não possui parede estrutural.

Quando abordamos o assunto da decoração das paredes, também podemos subdividir em vários tópicos, paredes é um ponto de alto impacto na decoração do ambiente e pode mudar completamente a percepção dos espaços. 
Hoje em dia temos diversas opções de cores, pedras e adesivos, etc... para personalizar, mas antes de pensar neste acabamento final temos que nos preocupar com o que vem antes, chapisco e reboco no caso de paredes de alvenaria. Geralmente as paredes são entregues com este estilo mais rústico e para deixa-las mais lisa é necessário um acabamento com massa corridas ou gesso (eu particularmente prefiro massa corrida), contrate um profissional para este serviço,  ou faça você mesmo na internet existem tutoriais e vai valer muito a pena no visual final após aplicar a tinta ou adesivos. 
Fonte http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/

No caso das paredes de drywall, é necessário uma verificação de falhas e saliências. Este tipo de material já tem acabamento nivelado e liso (além de apresentar um peso muito menor a laje), mas o cuidado é pela absorção do material que se não houver cuidado pode ter diferenciação da cor, por isso é válido utilizar uma massa antes.
Fonte http://www.pauleda.com.br/

E, finalmente entramos na parte de Decoração das paredes.

Uma parede lisa, bem acabada, fica com uma pintura bonita, adesivos decorativos ficam bem aplicados, e papeis de parede também.

Mas... cuidado com as cores de parede!

Primeiro ponto, a cor do catalogo e a cor final na parede nunca serão 100% iguais e o principal fator para isso é a iluminação. O ideal é sempre ter uma pequena amostra e aplicar no local desejado para ter uma sensação mais real de como vai ficar. Segundo ponto, tintas que são fabricadas na hora para atender o seu gosto, sempre compre a mais por um motivo muito simples, a próxima mistura não será exatamente igual a anterior.

Então entramos no ponto sobre paredes escuras demais para locais pequenos e com baixa iluminação. Podemos usar e abusar das cores mas, Cautela!
O mais adequado é usar tons neutros adequando ao gosto pessoal, tons escuros deixam a percepção de espaço menor, por isso branco, bege e cinza claro são os mais indicados.
Eu indico a cor branca, dará mais amplitude, claridade e liberdade para a decoração, porém em excesso pode causar um cansaço, por isso recomendo um jogo de cores, e manter o equilíbrio com os objetos decorativos, cuidar para o ambiente não ficar nem achatado, nem escuro. Nunca ter um teto mais escuro do que o chão, isso altera completamente a percepção de espaço, mas irei abordar este ponto quando publicar sobre psicologia da arquitetura.

Adesivos decorativos são ótimos para personalizar, deixa a decoração mais completa e precisando menos do uso de objetos (bem mais fácil para limpeza e manutenção do dia a dia.


http://pedegola.blogspot.com.br/

Fonte http://pedegola.blogspot.com.br/

Decoração com pedras e madeiras, para espaços pequenos requer cuidado, eu adoro, mas aumenta a espessura da parede e cuidado com o tom a ser escolhido, pedras e madeiras de cores claras são as mais recomendadas para os espaços menores. Em pedras prefiro mosaico português ou canjiquinha.


https://myximoveis.wordpress.com/
Neste link, http://casa.abril.com.br/materia/10-ambientes-com-pedra-na-parede-por-profissionais-casapro#8 tem uns exemplos bacanas.

E falando das madeiras, uma forte tendência são as madeiras de demolição, são bem bacanas mas nem sempre encontramos exatamente o que queremos, e com as madeiras também vale a pena ousar.


http://decorandocasas.com.br/

Neste link tem umas opções bacanas http://decorandocasas.com.br/2014/04/18/revestimentos-para-paredes-de-madeira-modelos-e-fotos/

Ah, misturar madeira e pedras nas paredes também pode ser muito bom!!


E, para finalizar este assunto, o mais clássico para dar amplitude aos ambientes: espelhos! Estes, quando bem usados, são os melhores amigos dos espaços pequenos. Pode ser usado em mais de uma parede, mas nunca um de frente ao outro, ao menos que se queira criar um efeito de infinito, mas vai ficar muito cansativo! Temos também de tomar cuidado com o que vai ser refletido, refletir a imagem de um banheiro, por exemplo, não é legal. Consulte um profissional para saber quais áreas devem ser valorizadas e priorizar que o espelho seja grande, ocupando o espaço de uma parede inteira.


http://www.construindominhacasaclean.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário